Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Voluntariado!

No passado Sábado fiz voluntariado em nome da minha faculdade e do Banco Alimentar. Foi a primeira vez que fiz voluntariado apesar de já no ano passado ter vontade de o fazer mas, como a altura em que calhava não era a melhor (tinha uma semana com testes pela frente) adiei a minha experiência de voluntariado. Até que este ano recebi o e-mail da faculdade e vi que não tinha razões nenhumas para não alinhar (a única razão que podia ter era não querer fazer...).
Então lá decidi arranjar companhia para esta experiência, depois foi escolher o local e o horário que preferia (desta vez tenho novamente um teste esta semana, na 3ª-feira e, como tal, optei por escolher o turno das 8h-12h30 para fazer o voluntariado e não atrapalhar o estudo ou qualquer outra coisa que eu quisesse fazer, uma vez que, caso não estivesse a fazer voluntariado estaria a dormir neste horário.)

E, assim, às 10h44 eu e os meus dois colegas de voluntariado tínhamos conseguido/angariado (não sei que termo é o mais adequado para usar) estes saquitos (que ainda eram uns quantos!) que se vêem na foto:


Antes do turno acabar (às 12h30) vieram recolher os sacos todos que as pessoas nos tinham dado e que eram, no total, o dobro do que está na foto (tínhamos este cesto cheio (como se pode ver na foto) e um outro cesto maior também muito bem composto).

Sinceramente, gostei da experiência e conto repeti-la. O tempo passou num instante mesmo! Tinham-nos alertado para irmos bastante agasalhados porque ia estar frio e o local era um local também frio e eu, friorenta como sou ia bem preparada mas, o Sol decidiu brilhar e como tal eu tirei 2 das 4 camadas de roupa que levava. Parecia Primavera. A meio da manhã ainda vimos passar na rua em frente ao supermercado uma banda filarmónica, pelo que por um bocadinho tivemos direito a Sol e música em simultâneo.
Na reunião tinham comentado que quem costumava dar eram as pessoas que menos tinham e, após a minha experiência de umas horitas posso-vos dizer que sim, isso é verdade. Mas... não podemos ser injustos! E, aquilo que eu vi foi que é completamente imprevísivel adivinhar quem vai aceitar um saco ou não. Havia pessoas que eu pensava: " Esta pessoa não vai aceitar." e aceitavam o saco e o contrário também aconteceu! Por mais do que uma vez os sacos que nos devolviam vinham pesados e cheios! Também nos aconteceu termos pessoas que nos esticavam a mão para receber um saco sem nós termos dito nada, ou que vinham ter connosco para levarem o saco ou levarem os saco que nós tínhamos dentro da loja à vista num balcão. Contei duas pessoas que saíram do supermercado só com o saco do banco alimentar. E também ouvimos "nãos" (mas foram menos do que eu estava à espera!). Uns justificados, por exemplo: " Estou desempregado.", " Se eles não me tivessem cortado a minha pensão..." e até com ausências de respostas nos brindaram... Mas, o que foi surpreendente também ver e que nos deixava com um sorriso de esperança era pessoas que não tinham levado saco depois de saírem do supermercado virem ter connosco com algo para contribuir. Havia pessoas que se desculpavam com o pouco que estavam a dar e houve até uma senhora que nos deu um saco que pelo peso estava bem composto e disse que ainda queria ajudar mais e que iria voltar no dia seguinte para deixar latas de atum em conserva que tinha em casa. Que lição!
Eu estava à espera de ouvir mais "nãos" do que aqueles que ouvimos e, por vezes, também estava à esperança de menos contribuição mas, como já disse anteriormente havia sacos bem compostos! E, na minha opinião, não custava nada ajudar. Isto porque logo na entrada  do supermercado estava um cartaz a fazer publicidade a atum enlatado a 0.65 euros. Ora, este é o preço praticado actualmente para um café numa pastelaria. Ou seja, se uma pessoa não quiser mexer no seu orçamento pode ajudar deixando de beber um café e com esse dinheiro comprar por exemplo uma lata de atum.

A informação que nós tínhamos do Banco Alimentar era que eles tinham défice de leite e como tal, eu em meu nome e dos meus pais comprei 3 pacotes de leite de litro. Não custa nada! Cheguei a ver um saco com uma palete de 6 pacotes de leite de litro em que estavam 4 embalagens, ou seja, a pessoa que deu esse saco levou para si menos leite do que aquele que ofereceu. E, esta contribuição toda surpreendeu-me também porquê? Porque o supermercado onde eu estava a fazer voluntariado era perto de um Lidl, Pingo Doce e Mini-Preço onde também estava a decorrer a campanha e por isso mesmo ouvimos várias vezes: " Já dei ali no Pingo Doce/Lidl/ Mini-Preço.".


Nenhum comentário:

Postar um comentário